A Polícia Civil do Amazonas devolveu 15 aparelhos celulares aos donos, nesta quinta-feira (2), na unidade policial, situada na Avenida Professor Nilton Lins, bairro Flores, Zona Centro-Sul de Manaus. Os aparelhos são oriundos de furtos e roubos realizados na capital.
O delegado Wenceslan de Queiroz, titular do 12º Distrito Integrado de Polícia (DIP), afirmou que foram registrados Boletins de Ocorrências (BO) na delegacia sobre roubos e furtos de aparelhos celulares. A partir disso, as investigações foram iniciadas e 15 foram recuperados.
“Conseguimos localizar os objetos em posse de pessoas que tinham comprado os aparelhos sem saberem que eles eram provenientes de crimes”, disse o delegado.
Orientação
Para evitar responder por crime de receptação, Queiroz orienta a população que não adquira produtos ou qualquer tipo de mercadoria sem nota fiscal.
“As pessoas que foram vítimas de roubo ou furto, pedimos registre o Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima para que as diligências sejam iniciadas”, afirmou Wenceslan de Queiroz.
O 12° DIP disponibiliza o número (92) 98513-3618, para denúncias. As pessoas também podem entrar em contato pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). A identidade do informante será mantida em sigilo.
Crime de receptação
O parágrafo 3, do artigo 18, do Código Penal, configura crime de receptação adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte.
Fonte: PC-AM