Vídeo mostra os dois animais. Um deles tem coloração preta, variação genética natural dentro da própria espécie
Duas onças-pintadas foram vistas trafegando na estrada da Vila Amazônia, na zona rural do município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), nesta quinta-feira (24/4). O vídeo dos animais foi divulgado pelo superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, Joel Araújo, nas redes sociais.
O vídeo foi gravado por um motociclista, que se deslocava ao lote do Projeto de Assentamento de Vila Amazônia, do Governo Federal. O motorista se assustou ao se deparar com os animais, mas filmou o registro.
Uma das onças era totalmente preta. Segundo o Ibama, a coloração do animal é recorrente e deve-se a variação genética natural da própria espécie.

Na gravação, é possível ver o momento em que a onça preta sai da mata para a estrada e é seguida por uma onça-pintada. Elas seguem para região de mata do lado oposto e retornam para estrada quando a filmagem acaba. O vídeo foi compartilhado em grupos de WhatsApp da região. Não há informações sobre o motorista que fez o registro.
Onças
Na publicação no Instagram, o superintendente do Ibama destacou que estes animais estão cada vez mais perdendo espaço vital e por isso buscam outras áreas para se alimentarem.
“Está havendo um grande debate no Brasil sobre as Onças, mas é importante lembrar que a natureza não se planeja para atacar os humanos. O que ocorre é que a cada dia seu habitat fica mais reduzido e sua alimentação também. Precisamos parar de desmatar e permitir que a fauna e a flora sigam a vida livremente”, declarou o superintendente.
O debate citado por Joel Araújo é após uma onça-pintada matar um caseiro em uma região de mata no estado do Mato Grosso do Sul nessa. O animal, macho, de idade avançada entre 9 e 10 anos, estava abaixo do peso e tinha as presas menores do que o normal. A onça foi capturada e levada para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande (MS).