92 99407-3840

Trajes espaciais para missão da Nasa à Lua serão criados pela Prada

Pela primeira vez, uma marca de moda de luxo se unirá a uma empresa espacial comercial. A missão Artemis III está prevista para 2025

Em 2025, astronautas vestirão Prada. Por meio da primeira parceria entre uma marca de moda de luxo e uma empresa espacial comercial, a etiqueta italiana criará trajes para a missão Artemis III, com destino à Lua. O resultado será fruto da colaboração com a Axiom Space.

Destino: Lua
A Axiom Space é líder da indústria e arquiteta da primeira estação espacial comercial do mundo. Criado em parceria com a grife, o traje espacial AxEMU fornecerá aos astronautas capacidades avançadas para a exploração espacial, ao mesmo tempo que oferecerá à Nasa sistemas necessários para acessar à Lua e ao redor dela, como destacou a Prada em comunicado oficial.

“Evoluindo o design do traje espacial da Unidade de Mobilidade Extraveicular de Exploração (xEMU) da Nasa, os trajes espaciais Axiom Space são criados para fornecer maior flexibilidade, maior proteção para resistir ao ambiente hostil e ferramentas especializadas para exploração e oportunidades científicas. Utilizando tecnologias e design inovadores, esses trajes espaciais permitirão uma maior exploração da superfície lunar do que nunca”, apontou a nota oficial.

Lorenzo Bertelli, diretor de marketing do Grupo Prada, disse que a experiência será uma honra. “Nossas décadas de experimentação, tecnologia de ponta e conhecimento de design – que começaram nos anos 1990 com Luna Rossa desafiando a Copa América – serão agora aplicadas ao design de um traje espacial para a era Artemis. É uma verdadeira celebração do poder da criatividade e inovação humanas para o avanço da civilização.”

A missão Artemis será a primeira aterragem lunar tripulada desde a Apollo 17, realizada em dezembro de 1972; e, também, a primeira a colocar uma mulher na Lua.

“A Prada tem uma experiência considerável com vários tipos de tecidos compostos e pode realmente ser capaz de fazer algumas contribuições técnicas reais para as camadas externas do novo traje espacial”, explicou à BBC o professor Jeffrey Hoffman, que participou de cinco missões da Nasa e realizou quatro caminhadas espaciais.

Compatilhe