92 99407-3840

Telescópio Espacial James Webb diminui possibilidade de vida em exoplaneta distante.

Equipe de pesquisadores internacionais usando o Telescópio Espacial James Webb da NASA descartou a possibilidade de vida no exoplaneta distante, TRAPPIST-1 c.

O estudante de pós-graduação Sebastian Zieba, que participou do estudo, disse que a equipe de pesquisa decidiu determinar “se os planetas rochosos têm atmosferas ou não”.

“No passado, só podíamos realmente estudar planetas com atmosferas densas e ricas em hidrogênio”, disse Zieba, de acordo com a NASA. “Com o Webb podemos finalmente começar a procurar atmosferas dominadas por oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono.”

TRAPPIST-1 c é um dos sete planetas rochosos orbitando uma estrela anã vermelha ultrafria a aproximadamente 40 anos-luz da Terra . Embora semelhantes em tamanho e massa, os pesquisadores não têm certeza se eles têm atmosferas semelhantes. Também não está claro se essas plantas têm água suficiente, dióxido de carbono e outros elementos necessários para criar uma atmosfera e sustentar a vida.

A equipe de pesquisa observou TRAPPIST-1 c em quatro ocasiões distintas enquanto orbitava uma estrela para determinar a quantidade de atmosfera que possui.

Se um planeta tiver alguma atmosfera, ele redistribuirá o calor do lado do dia para o lado da noite, fazendo com que a temperatura do dia seja mais baixa do que seria sem uma atmosfera, disse a NASA.

Zieba disse que a pesquisa da equipe é consistente com o planeta sendo uma rocha nua, sem atmosfera ou o planeta com menos atmosfera de CO2 do que a Terra ou mesmo Marte sem nuvens.

A ausência de qualquer atmosfera espessa sugere que o exoplaneta poderia ter se formado com relativamente pouca água, disse a NASA.

VIA Bradford Betz repórter da Fox News Digital

Compatilhe