O ex-presidiário Tonyelson Souza da Silva, 32, foi preso por policiais civis do 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP) nesta terça-feira (11), na Zona Oeste de Manaus, por suspeita de estuprar e roubar em série ao menos três mulheres no Centro de Manaus, segundo informações do processo judicial 0545354-97.2023.8.04.0001.
De acordo com o inquérito policial, o primeiro crime aconteceu em um ateliê de roupas na rua Monsenhor Coutinho, quando o estuprador pulou a janela do estabelecimento e, mediante grave ameaça (uso de uma faca), levou a vítima até um quarto, aplicou um golpe de estrangulamento, causando seu desmaio,ocasião em que foi estuprada.
O segundo caso aconteceu na Rua Luiz Antony,momento em que a vítima foi surpreendida com a entrada rápida do estuprador em seu veículo, antes que pudesse trancar as portas. O criminoso, segundo a polícia, a coagiu também com uma faca, determinando que fosse para o bancode trás do veículo e tirasse a roupa, assumindo o volante e levando avítima para local deserto, onde praticou o estupro, ejaculando fora davítima, segundo ele “porque não era burro”.
No terceiro estupro, que aconteceu na última sexta-feira, a mulher, de 38 anos, estava chegando de carro para um evento na avenida Ferreira Pena, e no momento em que ia estacionar o criminoso se aproveitou para entrar no veículo no banco do passageiro, e mediante grave ameaça (uso de faca) coagiu a vítima a ir para o banco de trás. O criminoso igualmente dirigiu para local deserto e mandou a vítima tirar a roupa para ser estuprada, e com a negativa da vítima, o criminoso a estrangulou por diversas vezes, a levando a diversos desmaios.
Conforme o inquérito, quando a última vítima acordava estava sendo apalpada pelo criminoso. Após estar muito cansada por muitos desmaios por estrangulamentos, terminou sendo estuprada pelo criminoso, e que igualmente subtraiu seus pertences.
Segundo o inquérito policial, coordenado pelo delegado Marcelo Martins, nas três vítimas, o criminoso sempre atacava por volta de 19h, todas as mulheres após o crime eram roubadas e estranguladas, sempre no mesmo “modus operandi”.
Após investigações, que foram obtidas por câmeras de segurança e reconhecimento fotográfico, os policiais chegaram a suspeita de Tonyelson Silva, que já foi preso outras vezes por estupros no bairro Dom Pedro, Zona Centro-Oeste de Manaus, município de Iranduba (a 27 quilômetros de Manaus) e suspeitas de crimes no bairro da Aparecida, Zona Sul da capital.
Nesta terça-feira (11), a juíza Sabrina Ferreira, plantonista do Tribunal de Justiça acatou o pedido do delegado e decretou um mandado de busca e apreensão contra o suspeito, que foi capturado pelos policiais civis.
O suspeito, segundo a polícia, será apresentado na quarta-feira (12), no 24º DIP, no Centro de Manaus.