Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito prefeito de São Paulo neste domingo (27/10), derrotando Guilherme Boulos (PSol). Com mais de 90% das urnas apuradas, Nunes alcançou 59,56% dos votos, enquanto Boulos obteve 40,44%, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A reeleição de Nunes representa uma vitória significativa para o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que se envolveu ativamente na campanha em um momento crítico, quando Nunes enfrentava a concorrência do influenciador Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno. A candidatura de Marçal foi vista como uma ameaça, apesar do distanciamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que indicou o agora vice-prefeito eleito, Coronel Mello Araújo (PL).
Ao chegar à festa de comemoração em Santo Amaro, Nunes celebrou a reeleição com um abraço em Tarcísio, exclamando: “Olha o grande vencedor aí.”
Com esta reeleição, Nunes se torna o terceiro prefeito da história de São Paulo a conseguir esse feito, seguindo os passos de Gilberto Kassab (PSD) em 2008 e Bruno Covas (PSDB) em 2020. Curiosamente, todos os três eram vices que assumiram a Prefeitura após a saída dos titulares; Nunes sucedeu Covas após seu falecimento em maio de 2021.
Fonte: G1