92 99407-3840

Radares vão começar a funcionar em Manaus com período de teste sem multa

O Consórcio Manaós será responsável por monitoramento das vias. Contratação foi publicada no Diário Oficial

O Consórcio Manaós Monitoramento será o responsável pelos serviços de monitoramento de excesso de velocidade e outras infrações de trânsito para o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), por meio de radares eletrônicos, os corujinhas. Após a instalação, os motoristas terão um período educativo de 90 dias, sem multas.

A contratação foi publicada em Diário Oficial do Munípio, no dia 12 de março, e já havia sido anunciado pelo prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), no último domingo (10).

De acordo com a publicação, a prestação de serviço tem o valor de R$ 23,7 milhões. O consórcio prestará o processamento de autos de infração, monitoramento eletrônico, através de equipamentos de controle de velocidade, restrição veicular, vídeo captura e licença de softwares para uso da Mobilidade Urbana de Manaus para atender as necessidades estabelecidas pelo IMMU.

Acidentes de trânsito

De acordo com o IMMU foram registrados 3.154 acidentes de trânsito em 2023, com 254 vítimas fatais. Apesar de uma redução no número de mortes em relação a 2022, esses números ainda são preocupantes e por isso o órgão justifica a importância do monitoramento medida de fiscalização e segurança.

As pricipais vias onde foram registradas acidentes de trânsito são onde, inicialmente, os dispositivos serão colocados: na avenida do Turismo, estendendo-se a avenida Torquato Tapajós até a rotatória da Ponta Negra.

Ao Toda Hora, o IMMU destacou que o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), iniciativa do governo federal, tem como meta reduzir em 50% as taxas de mortes no trânsito até 2028.

As ações do plano englobam gestão e segurança no trânsito, vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento e normatização e fiscalização.

Segundo o IMMU, com a implementação dessas novas medidas em Manaus, espera-se um trânsito mais seguro e uma significativa redução no número de acidentes e vítimas fatais, alinhando-se aos objetivos nacionais de segurança viária.

Fonte: TH

Compatilhe