A interdição ocorre 16 dias antes do que no ano passado
A partir desta terça-feira (17), a Praia da Ponta Negra, um dos principais pontos turísticos de Manaus, será interditada para banhistas. A decisão foi tomada após uma avaliação técnica do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que constatou a descida do nível do Rio Negro para 15,99 metros, abaixo do limite de segurança estabelecido no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2013 com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).
A interdição ocorre 16 dias antes do que no ano passado, quando o fechamento da praia aconteceu apenas no dia 2 de outubro, após o nível do rio atingir uma média inferior a 17 metros. Este ano, a antecipação da medida reflete a intensificação do fenômeno da seca na região.
A descida do nível do rio expõe o leito próximo à praia a buracos e depressões, especialmente em áreas que foram aterradas, aumentando significativamente o risco de afogamentos. Por essa razão, a interdição é vista como necessária para garantir a segurança dos banhistas.
A Prefeitura de Manaus já havia alertado para as condições críticas devido à seca, e a interdição permanecerá até que o nível do Rio Negro suba e as condições de segurança sejam restabelecidas.