A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 71ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), prendeu em flagrante, na quarta-feira (18/12), Fábio de Araújo Ferreira Silva, 41, e Karen Beatriz Costa dos Santos, 23. Durante a ação, foram apreendidos 26 tabletes de crack, um tablete de cocaína e uma picape, com um prejuízo estimado em R$ 1 milhão para os criminosos.
De acordo com o delegado Wellington Lucas Militão, da 71ª DIP, essa é considerada a maior apreensão de drogas já realizada em Apuí. As diligências foram iniciadas após uma denúncia de que uma picape Fiat Strada estava transportando entorpecentes e se dirigia para Apuí. Com base nisso, foi montada uma operação para interceptar o veículo.
“Nós fomos até a comunidade do Mata-Matá, onde fica a balsa para a travessia de veículos, e constatamos que os suspeitos já haviam passado pelo local. Eles foram informados, por meio do funcionário Lázaro Gomes Chagas, 36, de que estávamos nos aproximando, o que fez com que tentassem nos despistar e desviar a rota”, detalhou o delegado.
Ainda segundo o delegado, não tendo sido possível localizar o veículo de imediato, foram feitas buscas em vicinais paralelas à rodovia BR-230. Em determinado momento, a equipe avistou o veículo suspeito e fez a abordagem nas proximidades da comunidade da Prainha, zona rural, onde Fábio e Karen Beatriz foram presos.
“Após buscas no veículo e nas imediações, encontramos marcas de pneus e pegadas que levavam à mata. Quando nos aproximamos, localizamos os entorpecentes jogados no local, possivelmente na tentativa de escondê-los. Esse fato corroborou a suspeita de que eles haviam alterado a rota após receberem informações do balseiro”, explicou o delegado Wellington Lucas Militão.
Foi apurado, também, que a droga foi adquirida no município de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus), e seria transportada para Itaituba, no sudoeste do estado do Pará.
Fábio de Araújo Ferreira Silva e Karen Beatriz Costa dos Santos irão responder por tráfico interestadual de drogas e associação para o tráfico. Lázaro Gomes Chagas responderá por colaborar com o tráfico de drogas. Todos ficarão à disposição da Justiça.
Fonte: PC-AM