No início da tarde de hoje (21/08/2023) policiais civis do 1° Distrito Integrado de Polícia, sob coordenação do Delegado Cícero Túlio, prenderam 03 integrantes de uma organização criminosa responsável pela remessa de cocaína pura encapsulada e escondida no estômago de “mulas” com destino a outros países. O principal destino era a cidade de Paris, na França.
As investigações iniciaram há cerca de 03(tres) semanas a partir do monitoramento do narcotraficante DANIEL FERREIRA MENEZES, responsável por distribuir drogas no entorno dos bairros Praça 14 e Centro de Manaus.
Consoante levantado pelos investigadores, os traficantes cooptavam mulas em diversas Zonas da cidade que ficavam responsáveis por engolir dezenas de cápsulas com material entorpecente e transportar no interior do corpo para outros países.
A ação policial foi deflagrada pouco tempo antes de 02 (duas) mulas viajar para outro Estado, visando destinar tais materiais para outros países.
Durante a ação policial também foram presas as nacionais MARIA VITÓRIA OLIVEIRA DE LIMA e BRUNA TAVARES DELAGUILA que seriam responsáveis por transportar a droga para França, além de terem sido apreendidas 45(quarenta e cinco) cápsulas de cocaína pura e uma balança de precisão.
Os autores foram conduzidos para passarem pelo BODY SCAN da Secretária de Segurança Pública do Estado do Amazonas, a fim de rastrear a presença de outros materiais no interior do organismo, tendo posteriormente sido encaminhadas ao Pronto Atendimento do Hospital 28 de agosto para ficarem em observação.
Dezenas de identidades foram encontradas em posse dos autores. A Polícia investiga a situação dessas identidades para verificar a eventual participação dos donos desses documentos no esquema criminoso, não descartando a possibilidade de a quadrilha usar tais documentos para facilitar a falsificação de documentos que possam ser usados pelas mulas
Todos foram flagranteados por TRAFICO DE DROGAS e ASSOCIAÇÃO PARA O TRAFICO DE DROGAS e após os procedimentos cartorários os mesmos serão encaminhados a audiência de custódia onde ficarão a disposição da Justiça para responder pelos delitos cometidos.