A Polícia Federal no Amazonas realizou durante esta quinta-feira (23), a Operação Tucandeira, com objetivo de identificar, abordar e inutilizar balsas/dragas que operam a atividade de garimpo ilegal de ouro no Vale do Javari/AM.
A operação teve como resultado a destruição total de três balsas/dragas utilizadas à prática de garimpo ilegal, e contou com a participação de Policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal e fiscais do IBAMA.
A SR/PF/AM esclarece que atualmente toda a atividade de lavra de ouro no Vale do Javari é ilegal e que, portanto, as ações objetivando a desintrusão dessa importante hidrovia continuarão a ser realizadas, assim como serão estendidas a outras regiões de garimpo ilegal detectadas no estado do Amazonas.
Base Fluvial
Sobre a implementação da Base Fluvial da Polícia Federal no Vale do Javari: O Diretor da Amazônia e Meio Ambiente – DAMAZ, Humberto Freire, o Superintendente Regional da Polícia Federal no Amazonas, Umberto Ramos, e equipe policial deram início a diversas ações no Vale do Javari na mesma data.
As atividades iniciaram pela manhã com a deflagração da Operação Tucandeira, no município de São Paulo de Olivença/AM. Durante a tarde, o Superintendente Regional e o Diretor da DAMAZ se deslocaram para o município de Atalaia do Norte/AM, para reunião com lideranças indígenas da UNIVAJA.
A finalidade do encontro foi debater sobre questões referentes à segurança pública e pautas prioritárias para os povos da região. A base fluvial da Polícia Federal foi deslocada de Manaus ao Vale do Javari no dia 18/03 e cumprirá diversas diligências no decorrer dos próximos dias.
Outros órgãos que atuam na repressão aos delitos que ocorrem no Vale do Javari também terão o suporte da Base Fluvial, que ficará instalada no município de Atalaia do Norte/AM.
Fonte: Fato Amazônico