A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do 23º Distrito Integrado de Polícia (DIP), cumpriu, na quarta-feira (19/06), mandado de prisão preventiva de Paulo Henrique Dias Freire, 28, por roubos praticados em vários bairros de Manaus. A prisão ocorreu na rua Peixe Cavalo, conjunto União da Vitória, bairro Tarumã, zona oeste.
Durante apresentação do caso à imprensa, o delegado Rafael Allemand, titular da unidade policial, contou que Paulo Henrique tem mais de 10 Boletins de Ocorrência (BOs) em seu nome e, conforme apontam os trabalhos investigativos, em um dia, ele cometia cinco roubos com vítimas diferentes.
“Os roubos foram praticados em bairros como Alvorada e Dom Pedro; zona centro-oeste; Parque Dez de Novembro; Japiim; e Novo Israel, zonas centro-sul, sul e norte, respectivamente. Ele também cometeu um roubo tentado no conjunto Ajuricaba, bairro Planalto; na ocasião, a vítima gritou e ele fugiu”, disse.
Conforme o delegado, as investigações em torno da prática criminosa duraram uma semana e a equipe policial verificou semelhanças no modus operandis do indivíduo.
“Ele costumava abordar apenas vítimas mulheres, adolescentes e idosos, e sempre andava entorno de escolas, monitorando os horários de entrada e saídas, para surpreender as vítimas” disse.
Segundo Allemand, a equipe do 23º DIP contou com apoio com o Cerco Inteligente de Videomonitoramento – o qual o delegado agradeceu o apoio – para monitorar as movimentações do indivíduo e, a partir disso, foi constatado que o homem saía diariamente para realizar os roubos. Ele se importava, apenas, em roubar celulares.
“Ele sempre simulava estar armado para amedrontar as vítimas e, devido ao susto, elas acreditavam que ele estava em posse de arma e entregavam os aparelhos. A investigação segue em andamento com o intuito de recuperar os celulares que foram roubados até o momento”, explicou.
Ainda de acordo com o delegado, a equipe de investigação comparou as imagens do Cerco Inteligente com as características dos BOs e notaram que o infrator usava a mesma motocicleta e o mesmo capacete para praticar os crimes.
“O Paulo Henrique foi indiciado em cerca de oito Inquéritos Policiais (IPs), instaurados no 23º DIP, pelo crime de roubo, e representamos por algumas medidas cautelares como a prisão preventiva e mandado de busca e apreensão. Quando soubemos que as ordens judiciais foram deferidas, saímos em diligência para capturá-lo”, falou.
Allemand disse que o indivíduo foi localizado no bairro Tarumã, onde ele estava partindo na motocicleta, possivelmente para cometer novos roubos. Tanto a motocicleta quanto o capacete foram apreendidos no momento da prisão.
“Em consulta ao sistema, vimos que ele tem passagens pelos crimes de receptação, roubo e entre outros. Outros BOs de roubo estão sendo analisados, junto às imagens, para identificar se ele também seria o autor”, esclareceu.
Paulo Henrique Dias Freire responderá por roubo e ficará à disposição da Justiça.
Fonte: PC-AM