De acordo com o levantamento, 70% dos entrevistados acreditam que a CMM não pode ser chamada de “casa do povo”
A Perspectiva divulgou, nesta terça-feira (18), os resultados de uma pesquisa sobre a percepção do eleitorado em relação às atividades e funções da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Quase metade dos entrevistados (49,1%) avalia a atuação dos vereadores como ruim ou muito ruim, e 70% acreditam que a CMM não pode ser chamada de “casa do povo”.
O levantamento foi realizado entre os dias 12 e 17 de fevereiro, ouvindo 1.107 eleitores. Foram consideradas variáveis como sexo, idade, escolaridade e nível econômico, garantindo uma amostra representativa do eleitorado. A pesquisa ocorreu logo após o início dos trabalhos da nova legislatura.
Quando questionados sobre a atuação dos vereadores na CMM, os entrevistados responderam:
- 2,7% – muito boa
- 15,2% – boa
- 30% – nem boa nem ruim
- 27% – ruim
- 22,1% – muito ruim
- 3% – não souberam ou não opinaram
Além disso, 79,8% dos entrevistados não souberam dizer quem é o presidente da CMM. Apenas 3,4% mencionaram corretamente o nome de David Reis (Avante), enquanto 16,8% erraram o nome do vereador à frente da Casa Legislativa.

A pesquisa também revelou que 86,6% dos entrevistados nunca visitaram a CMM, e 70% acreditam que o local não pode ser chamado de “casa do povo”.
O levantamento ainda avaliou a percepção sobre o cumprimento de promessas eleitorais pelos vereadores. Para 26,7% dos entrevistados, os parlamentares não estão cumprindo o que prometeram durante a campanha eleitoral de 2024.