Conforme o levantamento, mesmo inelegível, o ex-presidente venceria o petista no 1º e 2º turno caso as eleições fossem realizada hoje
Novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas mostra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível, numericamente à frente do presidente Lula (PT) no primeiro turno. A pesquisa, que foi contratada pelo Partido Liberal (PL), foi divulgada nesta terça-feira (18). Na simulação de segundo turno, o ex-presidente venceria o petista.
Na sondagem, foram ouvidas 2.010 pessoas entre os dias 13 e 16 de fevereiro em 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança de 95%.
Pela margem de erro, há empate técnico entre Lula e Bolsonaro. Todavia, o ex-presidente surge numericamente à frente, com 36,0% das intenções de voto, ante 33,8% do petista.
Na sequência, aparecem Ciro Gomes (PDT), com 7,7%, Gusttavo Lima (sem partido), 5,1%, Ronaldo Caiado (União) e Eduardo Leite (PSDB), 2,7% cada, e Helder Barbalho (MDB), 1,1%. Nenhum, brancos e nulos somam 6,8% das respostas, enquanto outros 4,1% não souberam ou não opinaram.

Já no eventual segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o levantamento aponta vitória do ex-presidente com 45,1% das intenções de voto contra 40,2% do atual chefe do Palácio do Planalto.
Outros cenários
A pesquisa avaliou também outros cenários para a eleição presidencial do próximo ano. Outros nomes foram testados como o da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), do governador do Paraná Ratinho Junior (PSD) e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Sem Bolsonaro, nem Michelle, Lula fica à frente com 34,1%. O governador de São Paulo aparece com 21,9%, seguido de Gusttavo Lima, com 11%. Já Ciro Gomes acumula 10% das intenções de voto, seguido por Ronaldo Caiado, com 4,1%, Eduardo Leite, com 2,8%, e Helder Barbalho, com 1,3%.
Em um 4º cenário, o petista aparece com 33,8% das intenções de voto contra 15% de Ratinho Junior, 13% de Gusttavo Lima e 9,8% de Ciro Gomes. Ronaldo Caiado acumula 6,5% dos votos e Eduardo Leite 3,6%. Helder Barbalho aparece com 1,4%.
Já em uma disputa com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no lugar de Lula, Tarcísio de Freitas aparece na frente com 23,9% contra 18,9% de Haddad e 16,7% de Ciro Gomes. O cantor Gusttavo Lima acumula 12,4% neste cenário, contra Ronald Caiado, com 4,2% das intenções de voto, seguindo por Eduardo Leite, com 3,8% e Helder Barbalho, com 1,3%.