92 99407-3840

Não seja Vítima de Criminosos das Redes Sociais

Lembre-se não existem empresas dando dinheiro à ninguém

Os criminosos (estelionatários) do mundo virtual, aproveitam o descuido das pessoas para aplicar diversos golpes pra tirar dinheiro das pessoas de diversas formas.

Os estelionatários virtuais atuam principalmente, através de links falsos que são enviados as possíveis vítimas nas redes sociais: whatsapp, Instagram, site de compras falsos, Facebook , e-mail e etc… com perfis falsos. A vítima ao clicar nesses links tem suas redes sociais clonadas.

Recentemente o Delegado titular da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos (DERCC), Reinaldo Figueira, deu dicas importantes no combate à esses crimes virtuais:

  • desconfie de links de premiações ou bonificação.
  • ⁠faça uma minuciosa busca por informações, que comprovem que aquele link, perfil ou aquele site são de fato confiáveis.
  • ⁠Não forneça seus dados pessoais via fone ou redes sociais.
  • ⁠Pesquise através de familiares se de fato a pessoa está precisando daquela quantia em dinheiro.
  • ⁠Nunca click em sites duvidosos ou desconhecidos.
  • ⁠Lembre-se não há empresas dando dinheiro ou premiações aleatórias a ninguém.
  • ⁠A única forma de verificar se vc está caindo em um golpe é atentar nas facilidades colocadas pelos bandidos, tenha calma, seja prudente, busque por pessoas próximas, que possam confirmar tais informações“, explicou o delegado.

Os bandidos estão sempre atuando e as ocorrências mais frequentes de estelionato eletrônico, são links falsos, sites duvidosos, oferecendo produtos com preços muito abaixo do mercado, premiações, por isso é recomendável que o consumidor fique atento.

“Em datas especiais do comércio como Black Friday, Queima de estoque, Dia das Mães e outras promoções, por meio de sites de empresas falsas ou contas nas redes sociais, esses criminosos ofertam produtos com valores muito abaixo do mercado, bônus, premiações, para atrair as vítimas. Então, na ânsia de adquirir aquele objeto ou aquele valor, a pessoa realiza pagtos através do pix ou conta bancária, caindo no golpe virtual”, explicou.

Para evitar este tipo de transtorno, o titular da DERCC reforça que em casos de compra por sites, as pessoas devem se atentar a detalhes, como endereços e telefones para contato, ofertas com valores fora da realidade e até mesmo se o nome da empresa está escrito da forma correta, já que em muitos casos os golpistas copiam sites originais com informações distorcidas, configurando o golpe do “phishing”.

“O ideal é ligar para a empresa quando vir alguma promoção no site, confirmando as informações descritas ali. Em casos que envolvem ofertas em redes sociais como, Instagram e WhattsApp, eu recomendo nunca clicar nos links de promoções duvidosas. Na maioria das vezes é através desses links que os criminosos instalam programas de espionagem que são instalados automaticamente no aparelho celular, tendo acesso a senhas, agenda e documentos privados da vítima”, reforçou.

Como fazer um Registro da ocorrência

As Vítimas de crimes praticados por meio da internet pode registrar Boletim de Ocorrência por meio da Delegacia Virtual (Devir), no endereço eletrônico www.delegaciainterativa.am.gov.br. Anexar Materiais que comprovem o crime (prints, boletos falsos e outros documentos), são necessários para que as investigações possam ser iniciadas.

Acompanhe uma tentativa de golp3 real abaixo:

Fonte: Portal Folha da Floresta

Compatilhe