O imunizante Qdenga é ofertado em 171 salas de vacinação localizadas em todas as zonas da capital amazonense
Manaus começa a vacinação contra dengue nesta quinta-feira (22), a partir das 9h. Nesta primeira etapa, serão vacinadas crianças de 10 e 11 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), serão ofertadas 171 salas de vacinação localizadas em todas as zonas da capital amazonense.
Para receber o imunizante, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis, levando o documento oficial de identificação, CPF ou Cartão do SUS e a caderneta de vacina.
De acordo com a Semsa, nove unidades de saúde vão ofertar a vacina em horário ampliado, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, aos sábados.
A lista completa dos locais de imunização, com endereços e horários de funcionamento, está disponível em no site manaus.am.gov.br/semsa ou diretamente pelo link bit.ly/SalasVacinaManaus.
Além da oferta da vacina nos pontos de imunização, a estratégia da Semsa incluirá a vacinação em unidades de ensino vinculadas ao Programa Saúde na Escola (PSE), da secretaria, e em escolas situadas próximas de unidades da rede básica.
O esquema vacinal completo prevê duas doses da Qdenga, com intervalo de três meses entre cada aplicação.
Caso tenha tido infecção recente por dengue, é recomendado que a pessoa aguarde seis meses antes de iniciar o esquema vacinal. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, deve-se assegurar que a segunda seja aplicada ao menos 30 dias após o início dos sintomas.
Público-alvo
A estratégia de vacinação em alcançar 90% a população de 10 a 14 anos se dá por conta da limitação de doses do imunizante Qdenga adquiridas e distribuídas pelo Ministério da Saúde e também por conta desta faixa etária apresentar o maior índice de hospitalizações.
Segundo a Semsa, nesta primeira etapa, devem ser aplicadas 65.037 vacinas no público-alvo entre 10 e 14 anos, conforme prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI).
A abertura oficial da campanha será realizada, às 9h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Parque das Tribos, na comunidade Parque das Tribos, localizada no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste.