VOCÊ SABIA? Enquanto no Brasil e em outros países da América Latina é estranho quando um homem faz xixi sentado, na Europa essa parece ser a “norma”.
É o que diz uma pesquisa publicada pelo instituto britânico YouGov, feita entre os meses de abril e maio deste ano em 13 países europeus. O compilado apontou que a prática, também conhecida pelo termo alemão “sitzpinkler”, é mais comum do que se imagina.
Na Alemanha, cerca de 62% dos entrevistados revelaram que preferem sentar ao urinar. Entre esse grupo, 49% têm mais de 55 anos e 28% estão na faixa entre 18 e 34 anos.
Já no Reino Unido, a proporção é inversamente proporcional em relação à faixa etária: 40% dos que preferem urinar sentados são jovens, em contrapartida aos 23% de homens mais velhos.
Por mais que cause estranheza em alguns, sentar durante o ato de urinar é comprovadamente mais benéfico para a saúde masculina. Segundo pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Leiden, nos Países Baixos, a prática ajuda a esvaziar a bexiga mais rápido e de forma mais completa, e ainda reduz a possibilidade de sintomas do trato urinário em homens com a próstata aumentada.