A líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos, faleceu tragicamente após ser soterrada durante o desabamento de um barranco no bairro Fazendinha, Zona Norte de Manaus, na tarde desta quarta-feira (19). Sammya estava auxiliando moradores a deixarem suas casas, que corriam risco de desabamento, quando foi atingida pela terra.
Testemunhas relataram que, diante da iminência do desabamento, alguns moradores alertaram sobre o perigo. Sammya, em um ato de solidariedade, ajudava na evacuação quando o barranco cedeu. “Conseguimos liberar o tórax dela, mas as pernas estavam muito presas. No peito e na barriga dela também havia objetos cortantes”, relatou Josinei Macedo, que participou do resgate. Duas crianças, também vítimas do desabamento, foram resgatadas com vida.
Sammya chegou a ser socorrida com vida pelo Samu e encaminhada ao Hospital Platão Araújo, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu durante o trajeto.

O desabamento, ocorrido na Rua da Paz, resultou no soterramento de seis pessoas e atingiu quatro casas, que desabaram sobre os moradores. Vizinhos iniciaram o resgate antes da chegada das equipes de socorro, removendo terra e destroços. O Corpo de Bombeiros foi acionado e permanece no local, auxiliando nos trabalhos de busca e resgate.
Fonte: Portal folha da floresta