Iranduba vive uma realidade de “Estagnação” em infraestrutura.
Com infraestrutura deficiente e muitas reclamações dos moradores da cidade, que reclamam da atual gestão e cobram infraestrutura em ruas e ramais do município.
Apesar das inúmeras manifestações de professores, profissionais da saúde, moradores de diversos ramais que compõem o município, as reclamações continuam evidenciando o abandono total pelo qual passa a cidade de Iranduba.
Reclamações se Multiplicam
Os moradores do município reclamam da falta de infraestrutura nas ruas dos bairros da cidade, bem como nos ramais da zona Rural do município, além da falta de água e de outros serviços básicos. Segundo moradores , “Isso eles não veem, a situação que estamos passando aqui por exemplo no bairro Morada do Sol, com constantes falta de água, falta de segurança, ubs fechadas, falta de medicamentos básicos, iluminação pública precária, essa é a mais pura verdade aqui da nossa comunidade”, disse uma moradora.
As várias comunidades rurais de Iranduba, como por ex: Ariaú que passam por muitas dificuldades pela falta dos serviços como “Saneamento Básico”, que praticamente não existe nas comunidades rurais.
A população cobra melhorias, a insatisfação é geral. O sentimento de abandono é pulsante. No ramal do caminhoneiro, os moradores cobram infraestrutura. “A estrada da várzea já secou faz tempo e as máquinas não aparecem.
Recentemente a Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) instaurou um procedimento coletivo para avaliar as condições de infraestrutura do ramal Dona Creuza, localizado no KM 6 da rodovia Carlos Braga, em Iranduba. Segundo a DPE-AM, cerca de 1,2 mil pessoas vivem no local e reivindicam não só melhores condições estruturais, como também a posse a terra.
Alguns comunitários chamam a atenção das autoridades, quanto a necessidade de obterem a regularização fundiária dos terrenos, os quais estão em conformidade com o princípio da função social da propriedade, ao exercerem moradia e produção agrícola há muito tempo no local”. Pontuou um morador.
Feiras e Mercados
O município de Iranduba que tem uma produção rural forte com vários produtores agrícolas, que reclamam da falta de infraestrutura dos ramais, que impedem o escoamento dos produtos que são oferecidos nas feiras e mercados da cidade. Esses mesmos mercados e feiras, não recebem reformas há muito tempo e nem há novas feiras para atender a população local.
Iranduba com toda sua grandeza, com uma expansão imobiliária crescente, vive uma realidade de estagnação em infraestrutura urbana e rural. Parece que o “mel” foi sugado por várias abelhas e a população aguarda esse progresso com a valorização do povo de Iranduba.
Fonte: Portal Folha da Floresta