Tite armou o Flamengo para suportar a pressão do Palmeiras e quase dá adeus à Copa do Brasil, nesta quarta-feira (7). Jogando no Alianz Arena, o Flamengo perdeu de 1 a 0, mas se classificou para as quartas de final devido a um gol de diferença.
Aos 23 minutos do segundo tempo, Gabriel Menino cobrou uma falta e Flaco López marcou, mas estava em posição de impedimento e o VAR anulou. Ainda no segundo tempo, Tite tirou Luiz Araújo, único em campo com arranque para puxar contra-ataque, e pôs Léo Ortiz.
Durante 90 minutos, o técnico do Mais Querido abriu mão do jogo. Se defensivamente o time tomava um sufoco, ofensivamente conseguiu ser pior. Adenor sequer armou o time para jogadas ensaiadas durante a transição ofensiva.
Treinador Retranqueiro
Não houve estratégia por parte de Tite. Os zagueiros abusaram das bolas longas e Pedro não recebeu um passe sequer para finalização. Postado em campo como um “bonecão de posto”, a defesa o anulou – embora o jogador ainda tenha feito pivôs interessantes contra a zaga, o centroavente não passou disso. Outro jogador apagado em campo foi Arascaeta, não conseguia criar uma jogada, também pudera não havia aproximação de nenhum jogador no meio campo.
Com menos de 10 minutos para acabar o jogo, Tite colocou Cebolinha em campo, mas não fez diferença no jogo. No final das contas, o técnico – que conseguiu fracassar nas copas duas vezes consecutivas – mostrou-se mais uma vez limitado taticamente. Sustentando um fundamentalismo tático no jogo de posição, Tite amarra os jogadores em suas posições.
A falta de aproximação entre atacantes e meio-campistas anula a criação e, consequentemente, a harmonia que há entre este elenco. Fato é que, enquanto um fundamentalista tático, o treinador ‘europeizado’ se tornou um ‘dementador’ do bom futebol. Ao abrir mão da dominância no meio campo – algo que tornou o Flamengo glorioso em 2019, 2020 e 2022 – Tite reforça o motivo de fracassar em duas copas e não ter nenhum título relevante desde que saiu do Corinthians.
Enfim, ou o mengão muda a postura em campo ou estará contando com a sorte para seguir em frente nos campeonatos que está participando.
Fonte: portal folha da floresta