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Fechamento do Rio Amazonas para navios de carga deve durar até dezembro

Empresas na região estimam que o fechamento do rio Amazonas para navios de carga pode durar até o final do ano, devido à queda no nível das águas que impossibilitou a passagem de embarcações maiores. Desde setembro, um “plano B” está em vigor com a instalação de terminais flutuantes que permitem a transferência de cargas para balsas, que operam em águas rasas.

Outra alternativa é o transbordo de cargas no porto de Vila do Conde, no Pará, que acrescenta cerca de dez dias ao transporte, segundo Luís Resano, da Associação Brasileira dos Armadores de Cabotagem (Abac). Ele prevê que a situação deve persistir até dezembro, enquanto Augusto Rocha, do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), sugere que a interrupção pode se estender até janeiro.

Embora 2023 tenha registrado uma seca histórica, a situação atual é ainda mais grave. Relatórios mostram que o rio Negro, na estação do Porto de Manaus, atingiu os níveis mais baixos desde 1902, e a profundidade em Itacoatiara está abaixo do ano passado.

As perspectivas de chuvas são mais otimistas, com precipitações já registradas em outubro. Nos últimos 30 dias, o volume de chuva no Norte do Amazonas superou os últimos dez anos.

A dragagem do rio Amazonas, contratada pelo Dnit à empresa DTA, poderia ser uma solução, mas Rocha é cético quanto ao início das operações ainda este ano, pois são necessários estudos ambientais antes do serviço começar.

Fonte: Manauara News

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