O píer turístico “Manaus 355” foi inaugurado, neste domingo, 9/6, para movimentar toda a rede de atrações, embarques, desembarques, negócios, lazer e turismo no centro da capital. A entrega do píer foi realizada pelo prefeito David Almeida, pela manhã, e a prefeitura promoveu uma programação cultural e esportiva ao longo de todo o dia.
O píer turístico fica localizado bem no início da avenida 7 de Setembro, saindo do mirante Lúcia Almeida, sendo mais uma obra arquitetônica projetada pelo Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) e que faz parte do programa “Nosso Centro”.
A programação contou com atrações artísticas dos bumbás Garantido e Caprichoso, bandas locais, como Critical Age e Oficial 80, além de atividades esportivas, como apresentações de paraquedismo, canoagem, wakeboard com o manauara e campeão mundial da modalidade, “Jajá do Wake”, e também apresentação de Stand Up Paddle (SUP).
Durante o fechamento do evento de inauguração, o prefeito anunciou que o píer “Manaus 355” terá programação cultural em todos os domingos.
“É, nossa ideia é fazer aos domingos, finalzinho da tarde, aquele sunset, pôr do sol com atividades culturais, teremos boi, diversidade de ritmos, além de trazermos aqui para o centro da cidade os esportes náuticos. Nós temos aqui muita gente que pratica wakeboard, que pratica jet ski, o remo, a canoagem, o Stand Up Paddle, e a gente vai tentar diversificar essa oferta de programações. É o nosso programa de atrair as pessoas para o Centro, elas já estavam vindo de carro, de ônibus, até a pé, agora elas vão vir pelo rio. Então, isso é uma inovação na nossa gestão”, anunciou o prefeito.
Esporte
O diretor-presidente da Fundação Manaus Esporte (FME), Aurilex Moreira, destacou que a inauguração do píer “Manaus 355” é um marco turístico e um resgate histórico.
“É um marco turístico e eu diria também arquitetônico para a nossa cidade, que agora tem um belíssimo espaço como esse. Foi aqui que nasceu a cidade de Manaus, então tem todo um significado não só turístico, mas também histórico para a nossa cidade”, disse Moreira.
O presidente da Federação Amazonense de Stand Up Paddle, Pablo Casado, disse que foi uma satisfação poder expor a modalidade para a população, participar da inauguração do píer e ver os esportes em destaque na Cidade Sul-Americana do Desporto.
“É uma satisfação muito grande participar de um evento como esse, todos os esportes são praticados aqui na nossa cidade. Nós temos a maior hidrografia do mundo, e aproveitar esse rio aqui da melhor forma, praticando esportes aquáticos, isso para a gente não tem preço. O Stand Up Paddle marcou presença, o wakeboard, o paraquedismo, então assim, além de tudo, é uma grande festa do esporte que está sendo realizada aqui na inauguração. Como eu falei, tenho orgulho e muita satisfação de estar participando de um evento desse nível”, comemorou Casado.
A empresária Breidy Bermudas é venezuelana, vive em Manaus há oito anos e está achando maravilhoso o investimento realizado pela prefeitura na entrega de novos espaços de lazer. “Eu acho maravilhoso esse espaço novo para compartilhar com a família, trazer nossos filhos e mostrar a cultura daqui de Manaus. E eu vejo ultimamente o desenvolvimento da cidade com respeito ao lazer, para compartilhar em família, passar um momento diferente”, comentou.
“Manaus 355”
O píer é uma estrutura de atracação de embarcações de pequeno e médio portes, voltado para o trade turístico e para atender pacotes fluviais no Centro e entorno. O novo espaço faz parte do complexo do “Nosso Centro” para atrair todas as atividades e incentivar o turismo, aproveitando o potencial da paisagem natural e de cidade turística, onde os visitantes poderão passar mais tempo aproveitando a estrutura construída e entregue.
Toda a operação turística que envolve a hidrografia da Amazônia chegará e partirá deste Píer Turístico. Ele terá a função de dar um suporte adequado, com segurança e com conforto para as operações do turismo em Manaus.
Terá integração imediata ao mirante Lúcia Almeida e todas as atividades no largo de São Vicente. Ele passa a ser uma referência para o trade turístico voltado ao movimento da orla de Manaus e todo o entorno da capital.
Fotos: Phil Limma/Semcom