Com a forte chuva que atingiu a cidade de Manaus na manhã desde domingo, 12, diversos bairros amanheceram inundados. Por meio de vídeos e fotos, moradores mostram em suas redes sociais o nível da água que passava meio metro acima do chão.
Segundo a Defesa Civil são várias ocorrências, a maioria alagamentos. “Os técnicos já estão em monitoramento e outras informações sobre casos mais graves devem ser repassadas ao longo do dia”, informou.
Na noite de sábado a Defesa Civil do Amazonas publicou em sua página oficial um Alerta de alto volume de chuvas para este domingo.
” A Defesa Civil do Amazonas informa que a região de Manaus tem previsão de precipitação superior a 100mm ao longo deste domingo, 12. Este é um valor significado para o município, o elevado volume de chuvas pode gerar alagamentos, inundações, enxurradas ou desatento de encostas”, informou o alerta
São mais de cinco horas de chuva em Manaus e a previsão é que continue a chover pelas próximas horas.
Obras paralisadas
O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (Immu) informou que, por conta da chuva na manhã deste domingo, precisou interromper os trabalhos de troca das telhas da estrutura central do Terminal de Integração 2 (T2), no bairro Cachoeirinha, que iniciaram no sábado.
As equipes estão aguardando o tempo melhorar para retomar os trabalhos, dando continuidade ao cronograma de obras.
Ocorrências
Na manhã deste domingo, o Centro de Cooperação da Cidade informou, que até às 9h57 a Central 199 da Defesa Civil registrou 15 ocorrências, sendo a maioria por alagação e que as demandas na central estão sobrecarregadas.
A pluviometria registrada às 9h30 informa que nas últimas 24 horas são de 62 milímetros de média.
A zona mais afetada é a Leste, com 74mm, seguida da Norte (67mm), Sul (55mm) e Oeste (52mm)
Estragos causados pela chuva desse sábado
A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), com o apoio da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), atuou, durante todo o sábado (13), na comunidade Monte Cristo, bairro Monte das Oliveiras, zona Norte da cidade. Um deslizamento de terra colocou em risco aproximadamente nove famílias que precisaram ser retiradas.
Uma chuva intensa com 30 minutos de duração causou um deslizamento na comunidade Monte Cristo, afetando nove famílias que foram cadastradas. A área está sendo monitorada desde o dia 20 de fevereiro, onde outras 13 famílias, que se encontravam em risco, foram retiradas do local e inseridas no programa Auxílio Aluguel.
O sinistro aconteceu por volta das 8h de sábado, quando uma erosão na comunidade Carlos Braga teria evoluído devido ao alto índice de águas servidas, causando o deslizamento. De acordo com José Mendes, diretor de Operações da Defesa Civil, a atuação conjunta da prefeitura permitiu que a situação fosse controlada o mais breve possível.
Ao todo, 22 famílias receberam a atenção social do governo municipal, que contempla, além do auxílio moradia, itens eventuais de urgência como kits higiênicos e colchões.
“Atendemos até o momento 22 famílias que já foram inseridas no Auxílio Aluguel e receberam itens eventuais, como colchões, e vamos continuar acompanhando, porque a Defesa Civil já identificou outras casas com risco de desabamento. Apesar do trâmite burocrático para o pagamento da primeira parcela do auxílio ser de 15 dias, estamos para tenta reduzir esse tempo e permitir que essas famílias possam ficar em locais seguros”, disse o secretário da Semasc Eduardo Lucas.
Fonte: Semasc