Uma criatura misteriosa surgiu em uma praia na Papua Nova Guiné no mês passado e causou um grande alvoroço. Especialistas ainda não conseguiram identificar o que, de fato, seja a “globster sereia”, mas consenso geral é que seja algum tipo de animal marinho.
As suposições variaram desde tipos de baleias e golfinhos até um ‘peixe-boi’ ou até mesmo um tubarão. No entanto, ninguém pode ter certeza apenas pelas fotos e nenhum DNA pode confirmar de um jeito ou de outro porque os moradores já enterraram o corpo.
Os restos foram descobertos por moradores na Ilha de Simberi – uma pequena ilha vulcânica com uma população de cerca de 1.000 pessoas no Mar de Bismarck, na Província de Nova Irlanda da Papua Nova Guiné. Eles, então, apelidaram a criatura de”globster sereia”, já que globster é um tipo de massa orgânica não identificada que aparece na costa de um oceano ou outro corpo de água.
Muitos globsters acredita-se que sejam restos de baleias, tubarões ou outras criaturas marinhas que se decompuseram ao longo do tempo e assumiram formas estranhas devido à decomposição de partes do corpo.
As fotos foram publicadas em um grupo do Facebook chamado “New Irelanders Only”. Na publicação, eles escreveram: “Uma estranha criatura marinha morta, em forma de sereia, apareceu na costa da Ilha de Simberi esta manhã”.
Isso provocou uma onda de especulação online, com algumas pessoas afirmando que parecia um dugongo, ou ‘peixe-boi’, e outras acreditando que era um tubarão.
Erich Hoyt, pesquisador da organização britânica Whale and Dolphin Conservation, disse ao Daily Mail que a criatura paprecia ser um dugongo morto há muito tempo. “A análise do crânio verificará a identidade e mais informações podem ser obtidas com a amostragem de DNA. Existe alguma chance de que seja uma pequena baleia. Essa seria a minha segunda suposição”, disse.
Já Jens Currie, cientista-chefe da Pacific Whale Foundation no Havaí, concordou que poderia ser um ‘peixe-boi’, que é comum nas águas rasas perto da Ilha de Simberi. “A quantidade de gordura também indica um mamífero marinho e não um tubarão”, explica. De acordo com a publicação, nunca teremos uma confirmação de 100% do que era.
Fonte: Glamour