92 99407-3840

“CORNETAS, TOCOS e APARECIDA” Parabéns ao completar 145 anos de Tradição

Unindo Fé, Tradição, Alegria e muita Música, o bairro Aparecida, localizado na Zona Sul de Manaus, celebra nesta segunda-feira (5), 145 anos de existência

O repórter Carlos Motta conversou com o presidente do Conselho Comunitário do bairro de Aparecida (CCBA), Edivan Purus, que destacou os avanços conquistados ao longo de décadas de luta, para a nossa comunidade. Atualmente somos reconhecidamente um dos bairros mais tradicionais de Manaus. Celebramos sempre dia 5 de fevereiro. Saliento que “É importante atender não só as necessidades básicas da nossa comunidade, mas promover também o crescimento econômico e social da nossa população do bairro Aparecida. Estamos felizes em receber esse reconhecimento popular e comemorar no íntimo dos nossos corações mais um ano do nosso bairro querido, que reúne Fé alegria, música e tradição. É uma data super especial para todos nós”, disse Edivan Purus.

História

O bairro Aparecida adotou em sua origem nomes como Cornetas, Cajazeiras ou bairro dos Tocos, devido as mudanças na paisagem do local. Com a chegada dos primeiros missionários em 1943, o bairro começou uma evolução, adotando de vez o nome de Aparecida.

Os missionários redentoristas chegaram à cidade com o objetivo de instalarem uma nova paróquia e contribuírem com o processo de evangelização na Amazônia. Em 1944, a paróquia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi oficialmente fundada.

Na década de 60, surgiu a tradicional novena da terça-feira, frequentada por devotos dos quatro cantos da cidade até os dias atuais. Associada à novena, foi instalada a feirinha municipal, que acontece todas as terças-feiras entre as ruas Coronel Salgado, Ramos Ferreira e Alexandre Amorim. A feira movimenta o comércio local, são mais de 50 barracas com itens como hortifruti, carnes e peixes, queijos, plantas ornamentais e, ainda, o tradicional pastel de feira, que é saboreado pelos frequentadores desta tradição no bairro de Aparecida.

Fonte: CCBA

Compatilhe