Esporte – O Comitê Olímpico Internacional (COI) notificou o Comitê Olímpico do Brasil (COB) devido à manifestação de fé da skatista brasileira Rayssa Leal, que usou a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para declarar “Jesus é o caminho, a verdade e a vida” (João 14:6) na final do skate street feminino.
Apesar de o COI proibir manifestações religiosas públicas pela regra 50, a abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 gerou polêmica ao apresentar uma paródia erótica da Santa Ceia, com personagens bíblicos substituídos por drag queens, considerada uma afronta à fé cristã e uma violação das próprias diretrizes do comitê.
Rayssa provavelmente não sofrerá punição do COI, que deve limitar-se à notificação enviada ao COB.
– Estivemos em contato com o Comitê Olímpico do Brasil e lembramos a eles das Diretrizes de Expressão do Atleta – declarou o COI em comunicado ao Estadão.
Rayssa Leal, de 16 anos, estreou nas Olimpíadas de Paris conquistando a medalha de bronze no skate street. Evangélica e membro da Igreja Batista em Imperatriz, Maranhão, Rayssa é conhecida por suas manifestações públicas de fé em competições e nas redes sociais.
Fonte: Manauaranews