Policiais civis da Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) prenderam, na sexta-feira (25), o apresentador de boi-bumbá Gabriel Ferreira Barbosa, conhecido como “Gabrielzinho”, suspeito de participar do furto de um cofre com dinheiro e quatro armas de fogo da residência do vereador Rosinaldo Bual (Agir), localizada na Zona Oeste de Manaus.


Além de Gabrielzinho, outros três homens foram detidos: Vitor Teixeira dos Santos, Matheus Rocha Furtado e Gildomar Nascimento de Lima Júnior. Após prestarem depoimento, todos foram liberados, mas continuam sob investigação e podem ser presos novamente caso a Justiça determine a expedição de mandados de prisão preventiva.
O crime ocorreu na última quinta-feira (24) e, segundo o delegado Thomaz Vasconcelos, responsável pelo caso, os suspeitos foram localizados e presos em menos de 24 horas. De acordo com as investigações, o grupo invadiu a casa do vereador, arrombou o local e furtou uma quantia em dinheiro — ainda não totalmente contabilizada — além de quatro armas de fogo.
Durante depoimento na delegacia, os envolvidos teriam confessado a participação no furto. A Polícia Civil, conseguiu recuperar aproximadamente R$ 130 mil em espécie, mas as armas levadas pelos criminosos não foram encontradas. Um carro utilizado na ação foi apreendido.
Vitor Teixeira dos Santos, que também atua no segmento bovino em Manaus é pajé Boi-Bumbá Garanhão, admitiu ser o dono do veículo apreendido, mas negou qualquer envolvimento direto no crime. Ele afirmou que apenas prestou depoimento e foi liberado em seguida.
A Polícia Civil continua as investigações para tentar localizar as armas furtadas e apurar o possível envolvimento de outros suspeitos.
NOTA DO BOI-BUMBÁ GARANHÃO
O Boi-Bumbá Garanhão, por meio de seu presidente João Paulo, vem a público esclarecer os fatos envolvendo Vítor Santos, pajé de nossa agremiação.
Na dia 25 de abril, Vítor Santos foi conduzido pelas autoridades para prestar esclarecimentos em uma investigação em andamento. Ressaltamos que, após colaborar integralmente com a Justiça e prestar seu depoimento, ele foi liberado e já se encontra em liberdade.
O Boi-Bumbá Garanhão reitera seu compromisso com a verdade, a ética e o respeito às instituições. Seguimos focados em nossa missão de promover a cultura popular com responsabilidade e respeito, certos de que todo o ocorrido será devidamente esclarecido.
Atenciosamente,
João Paulo Santos
Presidente do Boi-Bumbá Garanhão