Inicialmente, 14 atletas com índices pré-olímpicos receberão incentivos do Governo do Amazonas para que possam se preparar para representar o estado nas Olimpíadas de Paris 2024, nas modalidades westling, lançamento de dardos, arremesso de peso, basquete 3×3, arco e flecha e natação. O intuito é viabilizar condições de treinamento e preparação para atletas se tornarem aptos para as competições.
Trilhando caminho rumo às Olimpíadas de Paris 2024, Pedro Nunes conheceu o atletismo aos 11 anos por inspiração do seu tio, que era atleta da modalidade. Começando no esporte por provas de velocidades, Pedro encontrou sua paixão no lançamento de dardo, e hoje, com 23 anos, coleciona títulos nacionais e internacionais, como nos Jogos Pan-Americanos Júnior 2021, o Ibero-Americano Adulto 2022, onde obteve medalha de prata, e o mundial juvenil na Finlândia, onde ficou com o 5º lugar.
“Estamos vendo que o Amazonas está investindo no esporte, e isso traz segurança para competir. Paris 2023 se tornou algo mais próximo pelo investimento que o Estado está fazendo. Lá na frente a gente vai trazer esse resultado e essa vaga olímpica”, afirmou Pedro Nunes, considerado principal atleta do estado na modalidade e do ranking brasileiro e sul-americano de atletismo.
Pedro Nunes embarca para São Paulo na próxima sexta-feira dia 10, onde participa do troféu São Paulo da FPA – Federação Paulista de Atletismo nos dias 10 e 11 de março, como está dentro das normas e tem delegado técnico, serve como passo para tentar as vagas.
LÍDER – RANKING NACIONAL
Pedro Nunes, que compete pela equipe ENDURANCE, é atualmente o líder no Ranking da Categoria Adulto Masculino no lançamento de Dardo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT). O segundo lugar é do atleta Bruno Rodrigues da equipe AETA – Atl de São Bernardo do Campo (SP) e em seguida vem o atleta amazonense TEMISTOCLES da COSTA pela equipe AMAM de Manaus.
Fonte: FAAR