Não manhã desta quarta-feira 07/2, uma Comissão dos coordenadores dos festivais folclóricos da zona sul de Manaus, reuniram-se com o atual diretor presidente da Manauscult, Sr.Reginei Rodrigues, para tratarem em relação a ações da pasta para com a realização dos eventos folclóricos no período das festas juninas, julinas e agostinas da zona sul da nossa capital.
A comissão formada pelo folclorista, coordenador e apresentador do Festival folclórico do penarol, Carlos Motta, Reinaldo Coordenador do festival da Sávio Ribeiro, Socorro Lopes Coordenadora do festival da Cachoeirinha, Rodiney Barroso Coordenador do festival do Penarol, Edivan Purus Coordenador do festival de Aparecida, Patrícia e Welton Coordenadores do Arraial das Poderosa Raiz, todos unânimes na busca por melhorias para a realização dos Festivais Folclóricos Comunitários da zona sul de Manaus.
A comissão levou a pauta de reivindicações dos coordenadores.
- Qual a estrutura que a prefeitura irá apresentar para os Festivais da zona sul.
- Lançamento do edital pela Manauscult
- Calendário dos Festivais
- Palco, Sonorização, iluminação, tablado, banheiros químicos, transporte das danças e divulgação em mídias diversas e apoio na formatação de projetos culturais, entre outros assuntos.
O representante da Manauscult ouviu atentamente a pauta reivindicatória da comissão e pontuou algumas colocações. O diretor informou que a determinação do prefeito David Almeida é de apoiar e melhorar toda estrutura dos referidos Festivais em toda Manaus. Também disse que pretende lançar edital no início do mês de março, deixou claro a questão orçamentária disponível na manauscult, para a execução dos Festivais que atenderem as exigências do edital.
Reginei Rodrigues destacou a importância dos arraiais, que unem as famílias nos diversos bairros e que devido a essa importância ele busca soluções para a questão do transportes das danças com os vereadores da Câmara Municipal com a questão de emendas parlamentares, e demais secretarias e outras instituições.
Todos os membros da comissão tiveram oportunidade de colocar as dificuldades que enfrentam todos os anos, para realizarem as festas juninas em suas comunidades. Carlos Motta informou ao secretário dos números que envolvem a realização das festas juninas na cidade. Carlos Motta citou por exemplo a geração de empregos, em torno de 6 mil empregos direto, um público aproximado no entorno de Hum milhão e meio de pessoas, movimenta em torno de 12 mil jovens folcloristas, mantém todos os parques de diversões de Manaus em atividade além de um grande volume de vendas de comidas típicas da época.
Em seguida o secretário informou que a prefeitura apoiará os Festivais e arraiais com diárias de 1, 3 e 6 dias com estrutura: som, palco, iluminação e banheiros químicos, e os Festivais de 9 diárias será através de fomento, com a instituição Fedalisam, que realizou no ano passado.
Fonte: Portal Folha da Floresta