92 99407-3840

VÍDEOS; No PA, retirada de invasores é marcada por tensão nas terras indígenas aptyterewa

O clima é tenso no sudoeste do Pará na área onde estão localizadas as Terras Indígenas Apyterewa, do povo Parakanã, e Trincheira Bacajá, dos povos Kayapó e Xikrin. Desde o início de outubro, o Governo Federal realiza operação de desintrusão, como é chamada a expulsão de invasores de reservas indígenas. A ação é coordenada pela Secretaria-Geral da Presidência, que organiza a Força-Tarefa.

Na vila renascer extensão aptyterewa no município de São Felix do xingu – PA, os “agricultores”, acusam os policiais da força nacional que na manhã desta segunda feira 16/10, estava na região para fazer a retirada dos agricultores como eles mesmos se identificam, das terras indígenas.

Segundo os agricultores o crime teria acontecido na manhã desta segunda-feira, durante a operação de desintrusão. Os agricultores acusam os policiais que teriam chegado atirando bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo. O clima ficou tenso, no local havia duas barricadas na tentativa de não permitir o acesso da força tarefa.

Eles denunciam que os policiais abordaram um dos agricultores e passaram a torturar o homem e em seguida teriam executado o homem com um tiro de fuzil. Nas imagens eles inclusive mostram um rádio que seria da força nacional. O certo é que o clima é de tensão total na região.

Fonte: Juscelino show na net

Compatilhe