92 99407-3840

Wilson Lima solicita a Alckmin pela liberação da BR-319: ‘faz muita falta’

O governador Wilson Lima aproveitou a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin em Manaus nesta quarta-feira para pressionar o Governo Federal a liberar a BR-319. Entraves políticos e ambientais jamais foram desamarrados, e a ligação do Amazonas com o restante do Brasil segue intrafegável.

“Não poderia deixar de falar de algo que nos faz muita falta, que é a BR-319. Precisamos encontrar um caminho para o destravamento das obras. Aqui eu não falo do ponto de vista econômico, mas sim do ponto de vista social. É o básico para o cidadão: o direito de ir e vir. O Estado do Amazonas se coloca à disposição para encontrar um caminho nas condições ambientais”, destacou Wilson Lima.

Apesar da resistência da ministra Marina Silva, Alckmin disse que com a autorização de Lula, o governo criou um grupo de trabalho para realizar estudos buscando que o projeto da rodovia avance e seja integrado às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“A BR-319 tem um trecho já pavimentado, um trecho inicial que sai de Manaus em direção a Porto Velho e ela está incluída no PAC. Falei ontem com o ministro dos transportes, Renan Filho, e ele criou um grupo de trabalho para que possa analisar, fazer a pavimentação e as obras necessárias dentro do conceito de rodovia PAC com todos os cuidados ambientais”, anunciou Alckmin.

Estiagem

Na ocasião, Wilson Lima apresentou à comitiva federal um balanço das ações do Governo do Amazonas frente à estiagem severa que, até a manhã desta quarta, registra 26 municípios em situação de emergência; 32 em alerta; e dois em atenção, afetando 200 mil pessoas (50 mil famílias), aproximadamente.
Barcos estão encalhando nos rios, o que aumenta a pressão pela BR-319, tema de aliados e oposição a Lula no Amazonas.

Integraram a comitiva federal os ministros Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança Climática), Sônia Guajajara (Povos Indígenas), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), José Mucio Monteiro (Defesa), o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Aparecido Wolff Barreiros, e a secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Mourão, além de representantes dos ministérios da Saúde, Desenvolvimento Social, Secretaria de Relações Institucionais (SRI) e Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Também estiveram presentes o prefeito de Manaus, David Almeida que vem atuando de forma firme em auxílio a cidade de Manaus e as comunidades ribeirinhas afetadas pela estiagem. também o presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade; o senador Omar Aziz, que lidera a bancada federal; 10 prefeitos de cidades afetadas pela estiagem no Amazonas e outros parlamentares estaduais e federais do estado.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Compatilhe