A Maior rivalidade atual do futebol carioca, Flamengo e Fluminense voltam a se enfrentar pela segunda vez na temporada em um confronto decisivo. Depois de decidirem o Campeonato Carioca no início de abril, rubro-negros e tricolores estarão frente à frente pelas oitavas de final da Copa do Brasil, nesta terça-feira. O jogo de ida do mata-mata nacional será no Maracanã, às 21 horas (de Brasília).
Esta será a primeira vez que o clássico carioca será disputado pela Copa do Brasil. A competição nacional, que está em sua 35ª edição, tem no Flamengo um de seus maiores campeões. O time da Gávea tem quatro títulos e quatro vice-campeonatos, e só perde no ranking para Cruzeiro (6) e Grêmio (5). O Flu tem apenas um título e dois vices.
O Fluminense, que faturou o título estadual em cima do rival, vive um grande momento sob o comando de Fernando Diniz. A equipe das Laranjeiras ocupa a terceira colocação no Brasileirão e é o único com 100% de aproveitamento na fase de grupos da Libertadores, após três rodadas disputadas.
O Flamengo, por outro lado, vem encontrando muitas dificuldades em 2023 e não consegue repetir o desempenho que o levou a conquistar a Copa do Brasil e a Libertadores no ano passado. Na Libertadores, com uma vitória, um empate e uma derrota, é o segundo colocado do Grupo A. Já no Brasileiro, é apenas o nono colocado com três vitórias e três derrotas.
Agora sob o comando de Jorge Sampaoli, o Rubro-Negro segue com uma campanha irregular e sofre com seguidos desfalques no elenco. Para o Fla-Flu desta terça, a lista de ausências será extensa.
O lateral Matheuzinho ainda se recupera de uma fratura na tíbia e não tem previsão de retorno. A ele se juntam o zagueiro David Luiz, com lesão na coxa direita, e o atacante Pedro, outro com problema muscular. O goleiro Matheus Cunha, com uma inflamação no quadril direito, e o atacante Everton Cebolinha, com dores no tornozelo, são dúvidas, mas têm poucas chances de estarem em campo.
As boas notícias são a recuperação do atacante Matheus França, que sofreu uma pancada no joelho na última partida, e a volta do meia Gerson, recuperado de um problema muscular. A dupla deve, inclusive, ser titular no confronto. Já os laterais Varela e Filipe Luís podem retornar após várias semanas de ausência e devem ficar à disposição do treinador Argentino.
A situação para Fernando Diniz é mais tranquila e ele tem apenas duas baixas certas, o volante Alexsander e o atacante Keno. Já o lateral Samuel Xavier e o volante Martinelli devem estar à disposição.
O jogo de volta das oitava da Copa do Brasil será somente na quinta-feira, dia 1 de junho, novamente no Maracanã.
Fonte: Gazeta