92 99407-3840

PF apreende grande quantidade de madeira em operação no Vale do Javari

A Polícia Federal no Amazonas apreendeu no último sábado, dia 15/04/23, grande quantidade de madeira na região do Vale do Javari. Três pessoas foram identificadas e prestaram esclarecimentos ao delegado responsável pelas investigações. Os nomes dos envolvidos foram preservados pela polícia.

De acordo com informações da Polícia Federal, foi instaurado inquérito policial para verificação da procedência da madeira e dos demais envolvidos com o crime.

Segundo o balanço da apreensão de madeira informado pelos técnicos da UNIVAJA, a quantidade apreendida é de aproximadamente 200 metros cúbicos.

Foram apreendidas 34 toras de cedro arana, uma tora de cedro, sete toras de louro, 18 toras de ucuúba, cinco toras de marupá e nove toras de paricarana.

Todas as madeiras estavam amarradas em uma espécie de jangada no rio, prontas para serem transportadas.

De acordo com a Polícia Federal, vale ressaltar que o crime ambiental de desmatamento e exploração econômica em terras de domínio público tem pena de até 4 anos de prisão (art. 50-A da Lei n° 9.605 de 98), combinado com a Fixa Normas de Direito Agrário sobre invadir, com intenção de ocupá-las, terras da União, dos Estados e dos Municípios, que tem pena de até 3 anos.

A Polícia Federal informou que providências referentes à fiscalização ostensiva e investigação já estão sendo tomadas, em conjunto com os órgãos de Segurança Pública, para que o caso seja elucidado e a segurança das comunidades residentes no Vale do Javari seja garantida.

Fonte: A Crítica

Compatilhe