92 99407-3840

Terra sangrenta; Manaus é destaque em pesquisa nacional, e é o segundo estado brasileiro com maior número de chacinas.

Com registro de 29 casos, o Amazonas fica atrás apenas do Pará, que lidera a Região Norte com 69 chacinas. Acre e Rondônia têm 16 casos cada, e o Tocantins, nove.

O Amazonas é o 2º estado da Região Norte com o maior número de chacinas entre 1988 e 2023, segundo o Mapa de Chacinas Norte e Nordeste. O levantamento foi realizado em parceria entre a Rede Liberdade e o grupo de pesquisa e extensão Clínica de Direitos Humanos do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). A pesquisa foi divulgada com exclusividade pelo g1.

Ao todo, mais de duas mil mortes em 489 chacinas foram mapeadas nas duas regiões no período. A Bahia soma o maior número de casos documentados: 103 chacinas.
Na Região Norte, o Pará lidera com 69 chacinas, seguido do Amazonas, com 29. A lista traz, ainda, o Acre e Rondônia, com 16, cada, e o Tocantins, com nove.
De acordo com o levantamento, os casos registrados no Amazonas representam 5,93% do total de chacinas registradas no país durante o período. Os episódios ocorreram em Manaus, Beruri, Iranduba, Itacoatiara, Nova Olinda do Norte e Tabatinga, na região de fronteira.

Via: G1

Compatilhe