O Instituto Marca Pesquisa + Mercado divulgou na manhã desta segunda-feira (14) uma pesquisa que teria feito em Manaus sobre o segundo turno. A pesquisa tem sido utilizada pela campanha de Alberto Neto (PL) para motivar apoiadores, no entanto o instituto nunca acertou um resultado e pertence ao publicitário Sabá Noronha, investigado pela Polícia Federal na operação Nirmata, por produção de deepfake contra David Almeida (Avante), adversário de Alberto.
Conforme a Receita Federal o instituto surgiu em junho de 2023. No Instagram, a Marca possui apenas 9 seguidores e sua primeira publicação foi no dia 7 de junho deste ano, divulgando sua primeira pesquisa.
“Errou” todas as pesquisas
A primeira “pesquisa furada” divulgada foi em Goiânia, que apontava Gustavo Gayer e Vanderlan Cardoso em primeiro e segundo lugar. No entanto foram pra segundo turno Fred Rodrigues e Mabel (que aparecia em 5º) na pesquisa.
A segunda “pesquisa furada” divulgada foi de Natal (RN) que apontava Carlos Eduardo em primeiro (14,27%), seguido de Paulinho Freire (9,88%) e Natália Benevides (6,22%). Carlos Eduardo sequer foi para o segundo turno que hoje é disputado por Paulinho e Natália.
A terceira “pesquisa furada” da Marca foi em Belo Horizonte (MG) que apontava Mauro Tramonte em primeiro com 27,26%, Bruno Engler com 10,22% e Duda Salabert com 8,34%. Engler e Fuad Nomam são quem disputam o segundo turno.
Pesquisa alfaiate
Diante de todo o histórico e quem está associado ao instituto de pesquisa acenderam o alerta na justiça eleitoral e na campanha adversária de que Institutos de Pesquisa poderão ser utilizados para divulgar resultados manipulados.
Via Assessoria de imprensa