A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou um avião vindo do Paraguai na última terça-feira (9), que acabou realizando um pouso forçado próximo a Santa Cruz do Rio Pardo (SP).
A aeronave, um Cessna-182, estava transportando uma carga de pasta base de cocaína. A FAB relatou que a aeronave foi avistada na fronteira entre o Paraguai e Mato Grosso do Sul e interceptada no Paraná. Apesar de receber ordens para pousar em Londrina, o piloto desobedeceu e acabou aterrissando em uma plantação de laranjas, em São Paulo.
A operação conjunta envolveu três aeronaves da FAB. A suspeita da clonagem da matrícula da aeronave e a ausência de um plano de voo levaram à intervenção das autoridades.
Após o pouso forçado, parte da carga de cocaína, totalizando cerca de meia tonelada, ficou exposta na plantação de laranja. O piloto, de 30 anos, tentou fugir, mas foi capturado pela Polícia Federal com o auxílio de um helicóptero. Ele foi preso por tráfico internacional de drogas.
A Polícia Federal está investigando a origem e o destino da droga, enquanto a área do pouso forçado foi isolada pela Polícia Militar para a realização da perícia. O caso foi encaminhado para a sede da PF em Marília.
Reprodução: X/FAB