Medida foi publicada em Diário Oficial e define que os chefes das repartições decidam se os serviços funcionam ou não, com exceção das atividades essenciais
O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo para esta quinta-feira (28), véspera da Sexta-Feira Santa (29). O decreto foi publicado no Diário Oficial do Amazonas datado de 21 de março e é válido para repartições públicas, autarquias e fundações do Estado. A exceção é para órgãos que prestam serviços essenciais e de interesse público.
De acordo com a publicação, a Secretaria de Estado de Desporto Escolar deve promover a compensação de horas normais de ensino. Além disso, a Secretaria de Estado de Administração e Gestão deve organizar o banco de horas relativo ao ponto facultativo.
O funcionamento dos serviços essenciais de segurança pública e saúde está mantido.
Tradição
A Sexta-feira Santa é um feriado católico que relembra o dia em que Jesus Cristo foi crucificado. A data vem dois dias antes do Domingo de Páscoa, quando houve sua ressurreição. Apesar de quinta-feira (28) não ser um feriado nacional, ela também é uma data de comemoração da religião católica, a Quinta-feira Santa.
O ponto facultativo significa que em determinado dia ou período, os órgãos públicos e empresas têm a opção de decidir se funcionarão ou não.